Enxaqueca com aura: o que é, sintomas e como é o tratamento

A enxaqueca com aura é caracterizada pela alteração dos sentidos visuais, conhecido com aura, que pode durar de 15 a 60 minutos, seguida de dor de cabeça muito forte e constante. Além da dor de cabeça e das sensações visuais, a enxaqueca com aura pode resultar em alterações sensitivas, transpiração excessiva, náusea e dificuldade para falar, por exemplo.

A enxaqueca com aura não tem causa definida, e, por tanto, não possui tratamento específico, mas normalmente são indicados medicamentos que aliviem os sintomas e reduzam a dor de cabeça, como o Paracetamol, por exemplo. Além disso, pode ser necessária a mudança em alguns hábitos alimentares ou comportamentais, como por exemplo dormir pouco, pois esses fatores podem contribuir para a enxaqueca com aura.

Enxaqueca com aura: o que é, sintomas e como é o tratamento

Causas da enxaqueca com aura

As causas da enxaqueca com aura ainda não estão muito bem esclarecidas. Uma das teorias afirma que a aura seguida da dor de cabeça está relacionada com o estreitamento dos vasos sanguíneos presente no cérebro.

O uso de anticoncepcionais pode favorecer os sintomas de enxaqueca com aura, pois pode estimular alterações na circulação. Além disso, o consumo de alguns alimentos e bebidas, como chás, refrigerantes, café, frutas cítricas, frituras e gorduras, bem como dormir mais ou menos que o habitual ou ficar muito tempo sem comer, podem resultar em enxaqueca com aura. Saiba como fazer a dieta para enxaqueca.

Principais sintomas

A manifestação mais comum são os distúrbios visuais, que podem surgir como flashes de luz, manchas escuras ou imagens brilhantes, por exemplo. Outros sintomas da enxaqueca com aura são:

  • Ruído no ouvido;
  • Dificuldade para falar;
  • Tontura ou perda do equilíbrio.
  • Dificuldade para movimentar os olhos;
  • Visão borrada;
  • Transpiração excessiva;
  • Náusea ou vômito;
  • Formigamento na cabeça, lábios, língua, braços, mãos ou pés;
  • Alucinações como por exemplo sensação de estar caindo, ou de os objetos serem maiores ou menores do que na realidade.

Apesar da aura ser mais comum de acontecer antes da dor de cabeça, é possível que a pessoa apresente esses sintomas visuais durante ou após a crise de enxaqueca. Caso os episódios de enxaqueca com aura sejam frequentes, é importante consultar o clínico geral ou neurologista para que seja feito o diagnóstico e indicado o melhor tipo de tratamento.

Enxaqueca com aura na gravidez

A enxaqueca com aura na gravidez tende a diminuir devido ao nível regular de estrogênios, que permitem a dilatação dos vasos e prevenção de dores de cabeça. Porém, caso a mulher apresente enxaqueca com aura constante na gravidez, é recomendado que consulte o ginecologista para iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com reposição hormonal. Veja como aliviar a dor de cabeça na gravidez.

O que fazer na enxaqueca com aura

O que se pode fazer na enxaqueca com aura é tomar um remédio analgésico, como Paracetamol e AAS, ou os remédios prescritos pelo médico, como Sumax ou Cloridrato de propranolol. Além disso, deve-se repousar num local calmo, escuro e sem estímulos sonoros ou auditivos, até que a dor passe. Conheça as opções de tratamento para enxaqueca com aura.

Assista o vídeo seguinte e saiba o que fazer para prevenir a enxaqueca:



Categoria:RECEITAS,CURIOSIDADES,DICAS,SAÚDE

Deixe seu Comentário