Como se proteger do coronavírus

O coronavírus detectado na China, que foi nomeado pelos especialistas como COVID-19, tem provocando inúmeros casos de infecções respiratórias, já que pode ser transmitido facilmente pelo ar através das gotículas de saliva e secreções respiratórias.

Os sintomas do coronavírus são parecidos com os de gripe, podendo levar ao surgimento de tosse, febre, falta de ar e dor de cabeça. Uma vez que ainda não se conhece muito sobre a forma de atuação do vírus, as recomendações da OMS são que qualquer pessoa com sintomas que tenha estado na China ou em contato com alguém que possa estar infectado, coloque uma máscara e vá para o hospital.

Como se proteger do coronavírus

Quanto às pessoas que não estão infectadas, as orientações são especialmente de tentar se proteger contra uma possível contaminação, o que pode ser feito com medidas como:

  1. Lavar frequentemente as mãos com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos, especialmente depois de estar em contato com alguém que possa estar doente;
  2. Evitar frequentar locais públicos, fechados e com muita gente, como shoppings ou academias;
  3. Cobrir a boca e nariz sempre que precisar tossir ou espirrar, utilizando um lenço descartável ou a roupa, por exemplo;
  4. Evitar tocar os olhos, nariz e boca frequentemente e sempre que as mãos pareçam estar sujas;
  5. Utilizar máscara de proteção individual para cobrir o nariz e a boca sempre que precisar estar num local público fechado;
  6. Não compartilhar objetos pessoais que possam estar em contato com gotículas de saliva ou secreções respiratórias, como talheres, copos e escovas de dentes;
  7. Evitar o contato com animais selvagens ou qualquer tipo de animal que pareça estar doente;
  8. Cozinhar bem qualquer tipo de alimento, especialmente carne;
  9. Manter os ambientes fechados bem arejados, abrindo a janela para permitir a circulação de ar.

Além disso, se no hospital o médico também suspeitar de coronavírus, a pessoa precisará ficar em um local isolado até que se confirme a infecção, além de solicitar exames para verificar que tipo de vírus está causando os sintomas.

Se confirmada a infecção pelo coronavírus, a pessoa ficará internada recebendo soro na veia, para hidratação, e remédios para aliviar a dor e a tosse. O próprio corpo tem mecanismos de defesa para eliminar o vírus, no entanto, algumas pesquisas estão sendo realizadas para que medicamentos antivirais sejam utilizados nestes casos.

Assista o vídeo seguinte e entenda melhor como acontece a transmissão do coronavírus e como se proteger:


O que fazer em caso de suspeita

O novo coronavírus foi identificado em uma área específica na China e por isso, só existe suspeita da doença se a pessoa esteve neste local ou se manteve contato com alguma pessoa e/ou animal que possa estar infectado pelo vírus. Então, mesmo que uma pessoa apresente os sintomas, que são muito parecidos com os de gripe, não deve ficar em alerta se não esteve em contato com ninguém que tenha estado naquela região da China.

Entretanto, nas situações em que a pessoa viajou para locais com casos confirmados, por exemplo, e apresenta os sintomas, o recomendado é colocar uma máscara no rosto e procurar atendimento médico em um hospital.

No hospital, a pessoa com suspeita de coronavírus será colocada em um local isolado para evitar que o vírus se espalhe e, em seguida, serão feitos alguns exames de sangue, como o PCR, e coleta de secreções do nariz, que servem para identificar o tipo de vírus que está causando os sintomas.

Que máscara devo utilizar

Nas regiões fora do centro da epidemia, ou seja, fora da China o uso de máscaras do tipo "máscara cirúrgica" é uma medida suficiente para atrasar a transmissão de qualquer tipo de vírus que se transmita pelas gotículas de saliva, como o coronavírus. Isso porque, na maior parte dos casos, essas máscaras cobrem o nariz e a boca, evitando que as gotículas de espirros e tosse não fiquem espalhadas pelo ar.

No entanto, nas regiões de maior risco de infecção, em que já pode existir uma elevada carga viral no ar, além de evitar que o vírus se espalhe, também é importante evitar qualquer tipo de possível contato e, por isso, é recomendado utilizar uma máscara do tipo N95, N100, FFP2 ou FFP3, além de óculos de proteção, para proteger os olhos. Este tipo de proteção geralmente é usada no local do foco da infecção e pelos profissionais de saúde no hospital, quando em contato direto com doentes infectados.

Como se pega coronavírus

Os tipos de vírus da família coronavírus podem infectar animais, como camelos, morcegos e gatos e os primeiros casos do novo coronavírus, nomeado COVID-19, foram identificados em pessoas que tiveram contato com animais, por isso acredita-se que esse vírus tenha passado para as pessoas através destes animais. Veja quais são os tipos de coronavírus já identificados.

Entretanto, muitas pessoas infectadas com o novo coronavírus não estiveram em contato com animais, porém estiveram próximas de pessoas infectadas pelos animais, confirmando que é possível a transmissão de pessoa para pessoa por meio da inalação de gotículas respiratórias e contato com pessoas infectadas.

Assim, e à semelhança do que ocorre com a gripes, que se transmite da mesma forma, é importante tomar medidas de proteção como lavar frequentemente as mãos, evitar colocar as mãos nos olhos, nariz e boca, assim como evitar locais públicos com muita gente.

Assista o vídeo seginte e confira a importância destas medidas na prevenção de uma epidemia:


Como o vírus afeta o corpo

O coronavírus COVID-19 foi descoberto recentemente, por isso não se sabe ao certo o que pode causar ao corpo das pessoas, no entanto, os sintomas podem não ser muito fortes em pessoas com o sistema imune saudável, e este vírus pode parecer gripe ou resfriado simples.

Já em pessoas com doenças que afetam o sistema imune e que têm a imunidade baixa por causa de algum tratamento, como quimioterapia ou transplante de medula óssea, o novo coronavírus pode provocar sintomas parecidos aos de pneumonia, síndrome respiratória do Oriente Médio, chamada de MERS, e síndrome respiratória aguda grave, também conhecida pelas siglas SRAG ou SARS. Saiba melhor o que é SARS.

Qual o tratamento

Se confirmada a infecção pelo coronavírus o médico vai indicar que a pessoa fique internada em isolamento, para que não contamine outras pessoas, e será feito medicamentos para aliviar os sintomas de tosse, febre e dor, além de receber soro na veia para manter a hidratação do corpo.

Além disso, ainda não existem medicamentos específicos para eliminar o coronavírus do corpo, mas estudos estão sendo realizados para que sejam definidos quais remédios antivirais podem ser usados nestes casos. De qualquer forma, o corpo humano possui células de defesa que compõem o sistema imune e que combatem esses vírus naturalmente, por isso fazer repouso e uma boa alimentação pode fortalecer a imunidade e ajudar na eliminação do coronavírus.

Categoria:RECEITAS,CURIOSIDADES,DICAS,SAÚDE

Deixe seu Comentário