Festa das Rosas de Barbacena quer promover a produção de flores da Zona da Mata mineira.

BELO HORIZONTE (30/09/24) - A chegada da primavera vem transformar as paisagens e trazer mais colorido para os jardins. Mas para quem produz flores o ano inteiro, o último trimestre do fim do ano é uma época de muito trabalho para atender o aumento da demanda, que ocorre em virtude das festas de fim de ano e formaturas. Na região de Barbacena, um dos principais pólos produtores de flores de corte do país, os produtores estão vivendo um movimento de reaquecimento no mercado, deixando para trás a crise vivida durante a pandemia que prejudicou fortemente o setor.

Nos dias 10 e 13 de outubro, será realizada a 52ª Festa das Rosas e Flores de Barbacena, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes. O evento, que já se consolidou como uma tradição da cidade, é uma oportunidade de celebrar o esforço dos produtores no cultivo de flores cada vez mais perfeitas e belas, o que pode ser visto na festa por meio da exposição de flores e estandes ornamentados.

Na Festa das Rosas, diversos produtores de flores e plantas ornamentais da região estão presentes, buscando aumentar as vendas e a promoção de suas marcas. “Os produtores de flores estão cada vez mais preocupados com a qualidade. Eles estão sempre adotando novas técnicas e buscando as mais belas variedades de rosas no mundo para encantar os clientes”, ressalta o coordenador de Regional de Culturas da Emater-MG, Carlos do Carmo Rodrigues.

Forte presença feminina

Na região atendida pela Unidade Regional da Emater-MG de São João del Rei (Uregi), os principais municípios produtores de flores de corte são Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Ressaquinha e São João del Rei, que tem uma produção anual de aproximadamente um milhão e 230 mil dúzias de flores. Além desses municípios, Tiradentes também se destaca na floricultura com uma produção de 30 mil vasos de orquídeas. Pela delicadeza que a atividade exige, o setor tem como característica o emprego elevado de mão de obra feminina.

Carlos comenta que o segmento de produção de flores enfrentou uma fase difícil com a pandemia, principalmente em 2020 e 2021, com a necessidade de isolamento das pessoas e o cancelamento de eventos, importante fonte de renda do setor. “A pandemia foi um enorme desafio. Mas os produtores da região fizeram um grande esforço de vendas e conseguiram abrir mercados novos como o estado de São Paulo e as vendas virtuais. Essa rearticulação acabou fortalecendo a produção local e agora com a volta dos eventos o mercado está aquecido novamente”, diz o coordenador da Emater-MG. 

Mercado desafiador

O produtor Mário Raimundo de Melo, do Sítio Candeias (Barbacena e Alfredo Vasconcelos), está no ramo há 27 anos e diz que a produção de flores sempre foi um negócio desafiador. “É um mercado fechado e complexo. Em geral, os compradores já têm seus fornecedores e a atividade exige muito profissionalismo do produtor, pois é um produto extremamente delicado e muito perecível”, explica.

O agricultor conta que a produção de rosas tem várias etapas que envolvem muita dedicação e cuidado. O armazenamento, embalagem e transporte das flores também necessidade atenção, como a necessidade do uso de câmaras frias. “É um trabalho que exige muita mão-de-obra, pois tudo é feito artesanalmente (poda, retirada de espinhos, seleção das flores, etc). E hoje em dia está difícil conseguir trabalhadores, mesmo com mais benefícios e melhoria do salário”, comenta o produtor.

Além do aumento da mão de obra, Mário destaca a elevação dos custos de energia elétrica (usada na irrigação e câmaras frias), nas embalagens plásticas, royalties das flores (cotadas em moedas estrangeiras), defensivos e outros insumos. “Os custos de produção estão subindo muito, então o produtor tem de trabalhar com inteligência para não ter prejuízo”, alerta.

Mário comenta que para facilitar a comercialização, assim como outros produtores da região de Barbacena, fez uma parceria com a Cooperflora. Eles enviam a produção para a cooperativa de Holambra, em São Paulo, que faz a venda das flores. “O fim de ano é uma época muita demanda por causa das formaturas e festas, por isso a gente trabalha muito para atender os pedidos. Para o Reveillon, por exemplo, temos de produzir rosas brancas e amarelas”, explica o produtor. E essa estratégia de sempre procurar atender bem o cliente tem sido uma receita de sucesso do agricultor ao longo dos anos.

Exportação

De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor),o mercado de flores e plantas no país, em 2023, chegou a R$17,8 bilhões. No ano passado, as exportações de produtos da floricultura brasileira tiveram como destino 59 países, sendo os principais Holanda (34,6%), Estados Unidos (20,8%), Uruguai (15,2%), Itália e Bélgica.

Dados do sistema Safra Agrícola da Emater-MG mostram que a produção de Flores de Corte foi de 15,51 bilhões de dúzias, em 2023, em Minas Gerais, e este ano deve ser de 14, 3 bilhões de dúzias. Os principais municípios produtores de flores de corte no estado são Andradas, Alfredo Vasconcelos, Jacutinga; Munhoz e Antonio Carlos. Já a produção de flores envasadas foi de 942.330 vasos, em 2023, e a expectativa para 2024 é 947.330 vasos. Teófilo Otoni, Patos de Minas, Tiradentes, Itapeva e Nova Porteirinha são os principais produtores de flores de corte em Minas.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Jornalista responsável: Flávia Freitas

Atendimento à imprensa:
Tel.: (31) 3349-8024
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.emater.mg.gov.br
facebook.com/ematerminas
Fotos: Divulgação Sítio Candeias

Publicado em: 30/09/2024

Republicado em: 03/10/2024

Algumas formas simples de umidificar o ar são colocar um balde no quarto, ter plantas dentro de casa ou tomar banho com a porta do banheiro aberta, pois liberam vapor de água no ambiente, aumentando a umidade do ar.

A baixa umidade pode causar irritação nos olhos, sangramentos pelo nariz, ressecamento da pele e crises alérgicas, especialmente em quem sofre com asma ou bronquite.

Desta forma, as dicas para umidificar o ar são muito importantes para melhorar a respiração e hidratar as vias aéreas mesmo em pessoas sem qualquer problema respiratório.

Imagem ilustrativa número 5

6 formas de umidificar o ar

As principais formas de umidificar o ar são:

1. Ter uma toalha molhada no quarto

Deixar uma toalha molhada nas costas de uma cadeira também é uma ótima forma de aumentar a umidade do ar, podendo também ser colocada na cabeceira ou nos pés da cama.

Só não deve ficar toda enrolada porque pode ficar com mau cheiro.

2. Colocar um balde de água no quarto

Colocar um balde ou bacia de água fervente no quarto, é uma ótima opção para aumentar a umidade do ar e ajudar a hidratar, umidificar e relaxar as vias respiratórias.

 

Para fazer isso, não precisa ter muita água, basta meio balde ou bacia que deve ser colocado dentro do quarto e quanto mais perto da cabeceira da cama, melhor.

É preciso ter cuidado para não utilizar esta técnica no quarto de crianças, já que a água quente pode resultar em queimaduras, especialmente se não existir supervisão dos pais.

Para aproveitar que o balde está no quarto, pode-se acrescentar 2 gotinhas de óleo essencial de lavanda porque contribui para acalmar e relaxar. Veja como usar óleos essenciais para relaxar.

3. Ter plantas dentro de casa

As plantas são ótimas para deixar o ambiente menos seco e as melhores opções são as plantas aquáticas, no entanto, a espada de São Jorge e as samambaias também são excelentes para umidificar o ar.

No entanto, é preciso lembrar de regar a planta sempre que a terra não está muito úmida e respeitar suas necessidade de exposição solar.

Geralmente, as plantas precisam de sol, mas algumas preferem ficar sempre na sombra. Veja uma lista de plantas para ter em casa que fazem bem à saúde.

4. Tomar banho com a porta aberta

Ao tomar um banho com a porta do banheiro aberta permite que os vapores da água do chuveiro se espalhem pelo ar, umidificando naturalmente o ambiente.

Apesar disso acontecer no banho frio, é mais eficiente com a água morna.

Por isso, no verão, quando é mais difícil tomar banho com água quente, uma boa técnica consiste em deixar o chuveiro aberto alguns minuto enquanto se está secando a pele ou se vestindo.

5. Usar um umidificador de ar eletrônico

Quando se morar num lugar onde o clima é muito seco na maior parte do ano, pode ser uma opção comprar um umidificador de ar eletrônico que se compra nas lojas como Americanas, Ponto Frio ou Casas Bahia, por exemplo.

No entanto, estes aparelhos têm seu custo de compra e ainda precisam de energia elétrica para funcionar, o que pode ser uma desvantagem.

6. Secar as roupas dentro de casa

Secar as roupas dentro de casa, em um varal de pé, também é uma boa forma de aumentar a umidade do ar.

Isso porque, à medida que as roupas secam, liberam o vapor de água no ambiente, deixando o ar mais umidificado.

Quando se deve umidificar o ar

É recomendado umidificar o ar nas seguintes situações:

  • Crises alérgicas frequentes;
  • Durante crises de asma;
  • Nariz entupido;
  • Garganta seca ou tosse frequente.

Além disso, pessoas que sofrem constantemente com coriza também podem umidificar o ar para tentar resolver o problema, uma vez que pode ser uma solução do organismo para manter as vias aéreas umidificadas e menos irritadas.

 

Outros cuidados quando o ar está muito seco

Além de adotar estratégias para combater o ar seco, existem outros cuidados necessários nas épocas de seca, como beber mais água, evitar a exposição solar e não fazer exercícios nos horários mais quentes do dia.

 

 

 

Quem já foi a algum grande museu, como aqueles localizados na Europa que guardam esculturas romanas muito antigas, pode ter estranhado que é comum ver estátuas quebradas – seja faltando o nariz, os dedos ou mesmo com as cabeças decepadas.

Mas por que há tantas esculturas romanas sem cabeça? Pode parecer estranho, mas os estudiosos já se perguntaram isso, e chegaram em algumas respostas.

O mistério das estátuas sem cabeça

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
É comum cruzar nos museus com estátuas romanas com o torso sem a cabeça. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

De acordo com Rachel Kousser, que é professora de história da arte no Brooklyn College e na City University of New York, é preciso se atentar ao contexto: nós estranhamos as estátuas sem cabeça, mas o que deveríamos nos perguntar primeiramente é se ela foi feita assim ou se perdeu a cabeça por alguma razão.

Kousser afirma que a primeira razão pela qual tantas estátuas estão decapitadas é bem simples: o pescoço é naturalmente uma parte frágil do corpo humano. Depois de muitos anos de existência, quando uma escultura humana cai ou é transportada para outro lugar, geralmente o pescoço é o primeiro lugar a quebrar.

Contudo, nem sempre as estátuas estão sem cabeça por conta de acidentes. Sabe-se que os romanos destruíam de propósito algumas esculturas. Havia a possibilidade, por exemplo, de que um imperador romano que fosse odiado sofresse um processo chamado de Damnatio memoriae, que quer dizer "condenação da memória". 

Nesse caso, o Senado fazia uma votação e decidia por apagar a memória dele ao retirar seus nomes dos registros, confiscar suas propriedades e desfigurar seus retratos e estátuas. Rachel Kousser afirma que isso aconteceu com Nero, imperador romano que ficou conhecido por seu governo tirânico.

As cabeças removíveis

x
As estátuas poderiam ter suas cabeças removidas para valerem mais. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Há outro aspecto bem interessante: às vezes, escultores romanos projetavam estátuas com cabeças removíveis que poderiam ser tiradas do corpo. É isso que afirma Kenneth Lapatin, curador do Museu J. Paul Getty em Los Angeles. Ele conta que essa estrutura possibilitava que vários escultores trabalhassem na mesma peça, usassem materiais diferentes para o corpo e o rosto e até trocassem a cabeça no futuro.

Mas em tempos mais modernos, essa prática foi esquecida. No entanto, Lapatin ressalta ainda que era comum que os vendedores de arte decapitassem esculturas antigas para que elas parecessem romanas, de forma a ganhar mais dinheiro com elas.

Um exemplo é uma obra chamada Estátua de uma Mulher Drapeada, cuja cabeça foi reunida ao seu corpo depois de ter sido destacada durante o século XX. Quando um museu a adquiriu em 1972, a mulher esculpida não tinha cabeça. Só que um curador do museu viu uma cabeça suspeita em uma loja de antiguidades, e acabou descobrindo que alguém, que nunca foi identificado, havia separado as duas partes.

"Não sabemos os detalhes, mas parece que quem fez essa operação pensou que provavelmente se sairia melhor vendendo uma estátua sem cabeça de um lado e uma cabeça do outro", afirmou Lapatin ao Live Science.

 

 

Festa Alemã de Juiz de Fora   movimenta o Jardim Norte

Programação começa nesta quarta, 04 de setembro, 

no estacionamento do shopping

Vai começar a tradicional Festa Alemã de Juiz de Fora. A partir desta quarta, 04 de setembro, o Jardim Norte recebe, pela segunda vez consecutiva, o evento que é considerado patrimônio cultural imaterial da cidade, desta vez, celebrando os 200 anos de presença alemã no Brasil. A festa vai até dia 15 de setembro, no estacionamento do shopping. 

Além do Bicentenário, desde a vinda dos imigrantes no navio pioneiro para o Rio Grande do Sul, em 1824, uma das mais antigas Oktoberfests do Brasil vai integrar, também, a partir de 2024, todas as colônias neste grande evento que já faz parte do calendário de Juiz de Fora. 

Confira a PROGRAMAÇÃO FESTA ALEMÃ 2024:

QUARTA-FEIRA, 4 DE SETEMBRO

17:00 - Abertura dos boxes, restaurantes e Biergarten.

18:00 - DJ Schlager Sahne – Juiz de Fora-MG

19:00 - Ingo Schröder – Blumenau-SC

20:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Kleine Kinder

21:00 - Banda Típica Alemão Cascudo – Juiz de Fora-MG

23:00 - Dispersão do público

01:00 - Encerramento da programação

QUINTA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO

17:00 - Abertura dos boxes, restaurantes e Biergarten

18:00 - Ingo Schröder – Blumenau-SC

19:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Grosse Kinder

20:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Kindergarten

21:00 - Banda Típica Alemão Cascudo – Juiz de Fora-MG

23:00 - Dispersão do público

00:00 - Encerramento da programação

SEXTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO

17:00 - Abertura dos boxes, restaurantes e Biergarten.

18:00 - Concursos Folclóricos (chopp em metro, chapéu mais enfeitado, comedores de salsichão, refrigerante em ½ metro e chopp equilibrista).

19:00 - Ingo Schröder – Blumenau-SC

20:00 - Hügelmanner Plattler – Domingos Martins-ES

21:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Heimweh.

22:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Mannertanz

23:00 - Banda Típica Alemão Cascudo – Juiz de Fora-MG

01:00 - Dispersão do público

02:00 - Encerramento da programação

SÁBADO, 7 DE SETEMBRO (Feriado)

10:00 - Abertura dos boxes, restaurantes e Biergarten.

11:00 - Concursos Folclóricos (chopp em metro, chapéu mais enfeitado, comedores de salsichão, refrigerante em ½ metro e chopp equilibrista).

12:00 - Ingo Schröder – Blumenau/SC.  

13:00 - Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Blumenberg – Petrópolis-RJ

14:00 - Grupo de Danças Folclóricas Bergfreunde – Domingos Martins/ES

15:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Mannertanz

16:00 - Banda Alemã Os Germanos – Santa Maria de Jetibá - ES

18:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Kleine Kinder

19:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Grosse Kinder

20:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Senioren

21:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling - Caategoria Jugendliche

22:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Erwachsene

23:00 - Beatles Forever – Juiz de Fora-MG

01:00 - Dispersão do público

02:00 - Encerramento da programação

DOMINGO, 8 DE SETEMBRO

10:00 - Abertura dos boxes, Restaurantes e Biergarten

11:00 - Concursos Folclóricos (chopp em metro, chapéu mais enfeitado, comedores de salsichão, refrigerante em ½ metro e chopp equilibrista)

12:00 - Ingo Schröder – Blumenau-SC

13:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Kindergarten

14:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Erwachsene

15:00 - Banda Típica Alemã Bauernband – Petrópolis-RJ

17:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Senioren

18:00 - Orquestra Sinfônica Pró-Música – Juiz de Fora-MG

19:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Grosse Kinder

20:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Heimweh

21:00 - Banda Típica Alemão Cascudo – Juiz de Fora-MG

23:00 - Dispersão do público

00:00 - Encerramento da programação

SEGUNDA-FEIRA, 9 DE SETEMBRO

17:00 - Abertura dos boxes, restaurantes e Biergarten

18:00 - Ingo Schröder – Blumenau-SC

19:00 - CIA Alzei Dança do Ventre – Juiz de Fora-MG

20:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Kindergarten

21:00 - Banda Típica Alemão Cascudo – Juiz de Fora-MG

23:00 - Dispersão do público

00:00 - Encerramento da programação

TERÇA-FEIRA,  10 DE SETEMBRO

17:00 - Abertura dos boxes, restaurantes e Biergarten

18:00 - Concursos Folclóricos (chopp em metro, chapéu mais enfeitado, comedores de salsichão, refrigerante em ½ metro e chopp equilibrista)

19:00 - Ingo Schröder – Blumenau-SC

20:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Mannertanz

21:00 - Banda Típica Alemão Cascudo – Juiz de Fora-MG

23:00 - Dispersão do público 

00:00 - Encerramento da programação

QUARTA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO

17:00 - Abertura dos boxes, restaurantes e Biergarten

18:00 - Ingo Schröder – Blumenau-SC

19:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Grosse Kinder

20:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Heimweh

21:00 - Banda Típica Alemão Cascudo – Juiz de Fora-MG

23:00 - Dispersão do público 

00:00 - Encerramento da programação

QUINTA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO

17:00 - Abertura dos boxes, restaurantes e Biergarten

18:00 - Concursos Folclóricos (chopp em metro, chapéu mais enfeitado, comedores de salsichão, refrigerante em ½ metro e chopp equilibrista)

19:00 - Ingo Schröder – Blumenau-SC

20:00 - Grupo de Estudos e Divulgação da Cultura popular Brasileira – Juiz de Fora-MG

21:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Jugendliche

22:00 - Banda Típica Alemão Cascudo – Juiz de Fora/MG

23:00 - Dispersão do público 

00:00 - Encerramento da programação

SEXTA-FEIRA 13 DE SETEMBRO

17:00 - Abertura dos boxes, restaurantes e Biergarten

18:00 - Ingo Schröder – Blumenau/SC.

19:00 - Coral da UFJF(Universidade Federal de Juiz de Fora/MG)

20:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Mannertanz

21:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Senioren

22:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Erwachsene

23:00  - Banda Lurex Queen Tribute – Belo Horizonte-MG

01:00 - Dispersão do público

02:00 - Encerramento da programação

SÁBADO, 14 DE SETEMBRO

10:00 - Abertura dos boxes, restaurantes e Biergarten

11:00 - Borboleta: Lugar de Memória/Atividades Recreativas (Douradão, Roleta e Tômbolas)

12:00 - Ingo Schröder – Blumenau-SC

13:00 - Grupo de Danças Folclóricos Portuguesas Luiz de Camões – Juiz de Fora-MG

14:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Kleine Kinder

15:00 - Banda Típica Alemão Cascudo – Juiz de Fora-MG

17:00 - Grupo de Danças Pomerisch Dansgrup Fon Minas – Itueta-MG

18:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Kindergarten

19:00 - Grupo de Danças Folclóricas Frau Karolin – Itarana-ES

20:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Erwachsene

21:00 - Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Mosel Volkstanz – Categoria Jugendliche

22:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Heimweh

23:00 - Banda Velotrol – Belo Horizonte-MG

01:00 - Dispersão do público

02:00 - Encerramento da programação

DOMINGO, 15 DE SETEMBRO

10:00 - Abertura dos boxes, restaurantes e Biergarten

11:00 - Solenidade 200 Anos de Presença Alemã no Brasil

12:00 - Concursos Folclóricos (chopp em metro, chapéu mais enfeitado, comedores de salsichão, refrigerante em ½ metro e chopp equilibrista)

13:00 - Ingo Schröder – Blumenau/SC.

14:00 - Grupo de Danças Folclóricas Italianas Tarantolato – Juiz de Fora-MG

15:00 - Grupo INGOMA com participação do Bloco – Juiz de Fora-MG.

17:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Kleine Kinder

18:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Senioren

19:00 - Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling – Categoria Jugendliche

20:00 - Banda Típica Alemão Cascudo – Juiz de Fora-MG

22:00 - DJ Schlage Sahne

23:00 - Dispersão do público 

00:00 - Encerramento da programação

 

Programação complementar:

 

Domingo, 8 de setembro, às 8h.

Caminhada da Imigração – Rota da Colônia

São Pedro – Borboleta – Fábrica e Mariano Procópio.

 

Domingo, 15 de setembro, às 8h.

Pedalada dos 200 anos – Rota da Colônia.

São Pedro – Borboleta – Fábrica e Mariano Procópio.

 

Exposição: Presença Alemã em Juiz de Fora

Mostra de documentos e objetos antigos alemães.

Festa Alemã 2024 – Shopping Jardim Norte.

 

Domingos, 8 e 15 de setembro, às 11h

Stamtisch – Hora de falar alemão

 

Festival Gastronômico Germânico

Pratos Especiais criados pelos restaurantes, de 6 a 13 de setembro

 

Concurso Gastronômico da Colônia

Cuca, pão alemão e torta alemã, dia 8 de setembro (domingo)

 

Sobre o Shopping Jardim Norte

Com 8 anos de atuação, o Shopping Jardim Norte proporciona uma experiência completa para Juiz de Fora e região da Zona da Mata e Vertentes, em compras, gastronomia, entretenimento, lazer, cultura e diversão para todos os públicos. O empreendimento possui mais de 140 lojas, com 30 operações na Praça de Alimentação, salas de cinemas equipadas com alta tecnologia, galeria de arte, amplo espaço de eventos para shows e apresentações ao vivo, Varanda com restaurantes de renome, além de mais de 2 mil vagas de estacionamento.

Administrado e comercializado pela ABX Gestão, desde a sua inauguração, em 2016, o Jardim Norte movimenta a economia da região, através da geração de empregos, incentivo à cultura, valorização da inclusão e investimento em qualidade e infraestrutura para garantir uma experiência confortável e acolhedora.

 

FOTOS DE DIVULGAÇÃO JARDIM NORTE atualizadas em 2024 -> https://drive.google.com/drive/folders/16AX72HeiLEJg5OkQv6yus81Yi2uOLFpl?hl=pt-BR

 

O Shopping Jardim Norte fica na Av. Brasil, 6345 - Mariano Procópio, Juiz de Fora - MG [CEP: 36080-060]

HORÁRIOS E FUNCIONAMENTO: LOJAS - de segunda a sábado - das 10h às 22h | domingos e feriados - das 13h às 21h

ALIMENTAÇÃO - de segunda a quinta, aos domingos e feriados - das 11h às 22h | sextas e sábados - das 11h às 23h.

Exposição de   Vera Lúcia Correia   no Jardim Norte

A natureza é a temática central da obra.

A paleta da natureza já chama a atenção de quem passa pelos corredores do Espaço de Arte do Jardim Norte. Durante o mês de setembro, no shopping, a artista plástica Vera Lúcia Correia assina as obras expostas na galeria, já disponível ao público para apreciação. “As árvores são o meu foco e desempenham o papel de artistas, pintadas com tintas acrílicas intensas, pois, na arte, elas representam o diversificado, a criatividade e expressão ao longo do tempo”, afirma. “Por outro lado, não esquecemos que, por serem elementos naturais, possuem papel vital para a sustentabilidade. Pintar árvores é mais do que retratar formas. É capturar a alma de uma paisagem e de uma expressão artística”, conclui. 

Natural do interior de Minas Gerais, Vera Lúcia Correia nasceu em 16 de setembro de 1966, em Simão Pereira, e vive em Juiz de Fora. Graduada em História pela UniAcademia (JF) e com pós-graduação em História Afro-brasileira e Indigena pela Uninter(EAD), durante a curta carreira artística, passou por várias fases, como: lápis de cor, aquarela, giz oleoso, até se identificar com as tintas acrílicas 

 

Sobre o Shopping Jardim Norte

 

Com 8 anos de atuação, o Shopping Jardim Norte proporciona uma experiência completa para Juiz de Fora e região da Zona da Mata e Vertentes, em compras, gastronomia, entretenimento, lazer, cultura e diversão para todos os públicos. O empreendimento possui mais de 140 lojas, com 30 operações na Praça de Alimentação, salas de cinemas equipadas com alta tecnologia, galeria de arte, amplo espaço de eventos para shows e apresentações ao vivo, Varanda com restaurantes de renome, além de mais de 2 mil vagas de estacionamento.

Administrado e comercializado pela ABX Gestão, desde a sua inauguração, em 2016, o Jardim Norte movimenta a economia da região, através da geração de empregos, incentivo à cultura, valorização da inclusão e investimento em qualidade e infraestrutura para garantir uma experiência confortável e acolhedora.

 

FOTOS DE DIVULGAÇÃO JARDIM NORTE atualizadas em 2024 -> https://drive.google.com/drive/folders/16AX72HeiLEJg5OkQv6yus81Yi2uOLFpl?hl=pt-BR

 

O Shopping Jardim Norte fica na Av. Brasil, 6345 - Mariano Procópio, Juiz de Fora - MG [CEP: 36080-060]

HORÁRIOS E FUNCIONAMENTO: LOJAS - de segunda a sábado - das 10h às 22h | domingos e feriados - das 13h às 21h

ALIMENTAÇÃO - de segunda a quinta, aos domingos e feriados - das 11h às 22h | sextas e sábados - das 11h às 23h.

Página 1 de 2

A Nossa Rádio

                                                                                 

Somos uma emissora de web Rádio voltada ao público de todas as gerações. Seu repertório musical nos diversos ritmos e estilos, agrada geral e a cada dia conquista outros internautas em diferentes regiões do Brasil e do Mundo. A nossa rádio web atua 24h com sua programação!

Nossas Redes Sociais

Radio Livre 21-  ©Todos direitos reservados